Saiba o porquê você não consegue convencer sua diretoria a migrar para a nuvem.

Saiba o porquê você não consegue convencer sua diretoria a migrar para a nuvem.

Saiba o porquê você não consegue convencer sua diretoria a migrar para a nuvem.

Todo mundo sabe que as soluções de cloud computing estão entre as principais tendências do mercado de tecnologia da informação. Entretanto, muitas empresas ainda não a utilizam por falta de conhecimento dos diretores, que não são facilmente convencidos pelos gestores de TI do quanto a nuvem pode ser crucial aos negócios. E se você faz parte do time de pessoas que não consegue convencer seus diretores a migrar para a nuvem, fique tranquilo, você não está sozinho!

Existem alguns fatores que dificultam a entrada de soluções em nuvem na lista de prioridades das empresas, como quando os gestores de TI boicotam a ideia por achar o preço muito alto. É importante lembrar que o valor não deve ser o único fator a ser considerado, afinal o que pode parecer “caro” a princípio, pode resultar em grandes economias no futuro.  

6 razões pelas quais você não consegue convencer sua diretoria de ir para a nuvem.

1. Os diretores não sabem os custos ocultos de uma infraestrutura interna

Os CEOs ou diretores das corporações não têm a obrigação de entender sobre serviços de TI. Alguns podem até ter alguma noção sobre o assunto, mas um conhecimento mais profundo só um profissional especializado em TI tem.   

Por essa falta de conhecimento, muitos diretores optam por investir em uma infraestrutura interna achando que esse método é a opção mais vantajosa para o seu negócio, mas não é bem assim que acontece. Por isso, o gestor da área deve ser o responsável por conscientizar os seus superiores quanto aos gastos dos recursos de TI.

Uma infraestrutura própria possui custos invisíveis que podem se tornar uma bola de neve à longo prazo. Não adianta gastar milhões em uma infraestrutura própria, por mais moderna que seja, achando que esse vai ser o único gasto da empresa durante os próximos anos.

O gestor de tecnologia deve esclarecer para os seus diretores que além disso haverão custos com manutenção dos equipamentos, atualizações (de hardware e software), contratação de uma equipe especializada para fazer a gestão da infraestrutura, energia e internet. Gastos que poderiam ser evitados caso a companhia optasse por colocar seus dados e aplicações em cloud.  

2. Os serviços de cloud computing podem ser descontados no IR da organização.

Se os seus diretores prezam pelo retorno sobre o investimento, então agora você terá um ótimo argumento para ajudar a convencer seus superiores. Quando a empresa é optante pelo lucro real ela pode abater as despesas de soluções na nuvem no seu IR, além das despesas dos serviços mensais que podem ser descontados no imposto pago anualmente pela organização, diferente de quem trabalha com uma infraestrutura própria.

3. Os CEOs não tem noção do que estar perdendo com uma infraestrutura interna

Um dos principais problemas enfrentados por empresas que possuem uma infraestrutura própria interna é o tempo que os especialistas gastam para realizar a gestão desse ambiente. Por isso, é importante que você mostre para o CEO como essas horas poderiam ser gastas de outras maneiras mais eficientes para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Como utilizar o tempo da equipe para pensar em novas soluções ou inovações para outros departamentos da companhia, melhorar processos e aumentar a competitividade da empresa no mercado. O que pode ser facilmente alcançado se a empresa optar por soluções em nuvem, que oferecem serviços de gerenciamento de dados e segurança para sua equipe de TI dedicar seu tempo com outras atividades.

4. Você precisa perder o medo de mudar.

O comodismo talvez seja um dos principais inimigos das empresas que ainda não migraram para a nuvem. Pensamentos como “sempre fizemos dessa forma” não são mais válidos quando estamos em uma era de inovações. A transformação digital está dominando o mercado e estar por dentro dessas novas tecnologias é essencial para manter a competitividade no mercado.

Organizações que trabalham com infraestrutura interna já estão acostumadas a gerenciar tudo manualmente, demandando tempo da equipe e verba para fazer a manutenção dos recursos. Mas, como já citado anteriormente, estamos na era da inovação e coisas como esta podem ser realizadas de forma otimizada com a automatização de processos proporcionada pelas soluções em nuvem.

É preciso sair da caixinha para propor soluções que tragam melhores resultados como ganho de tempo, produtividade e até mesmo redução de custos. Então, perca o medo de sair da sua zona de conforto e faça algo diferente tendo a certeza que as soluções automatizadas em nuvem só vão trazer vantagens para o seu negócio.

5. Não foque apenas nos diretores e CEOs – os outros departamentos da empresa podem ser seus aliados nessa batalha.

Se você está tentando convencer apenas os CEOs sem antes falar com os outros departamentos da empresa, talvez esteja aí o seu erro. Uma boa forma de chegar nos diretores de maneira mais eficiente é convencendo os líderes de outros departamentos da empresa.

Explique os detalhes dos benefícios que a nuvem pode trazer não só para o departamento de TI, mas para a empresa como um todo. Como por exemplo, evitando que os outros setores da empresa parem suas atividades por conta de quedas de sistema ou aponte o quesito de segurança, onde os dados ficam muito mais seguros na nuvem do que em uma infraestrutura local, evitando perdas de documentos e dados críticos e não críticos. Tudo permanece seguro.

Com tantos aliados, convencer os diretores ficará muito mais fácil. Experimente essa alternativa!

6. Fale sobre a elasticidade que as soluções em nuvem oferecem

Um outro fator que faz com que a infraestrutura interna se torne ainda mais cara é a falta de elasticidade, diferente da nuvem que tem esse recurso com uma de suas principais vantagens.

Esclareça para os diretores sobre a necessidade de uma solução elástica, pois uma empresa que está em mudanças constantes (de crescimento e declínio) precisa ter a flexibilidade de aumentar ou reduzir recursos de acordo com a atual demanda do seu negócio. A nuvem oferece a elasticidade que qualquer empresa precisa de maneira mais fácil e econômica. Assim, não é preciso gastar tempo e dinheiro para aumentar ou reduzir recursos. Tudo é simplificado.

Esses foram alguns possíveis fatores pelos quais você ainda não convenceu a sua diretoria a migrar para a nuvem. Pare para pensar e reveja seus métodos ou discursos, você está realmente conseguindo transmitir todos os benefícios que a nuvem pode proporcionar para a sua empresa?

Se quiser saber mais detalhes de como convencer sua diretoria a ir para a nuvem, converse com um de nossos consultores.

Cloud Premium - Online Data Cloud

Deixe uma resposta