Rua Cantagalo, 74 - Tatuapé
(11) 2227-9797
contato@onlinegroup.com.br

A importância das práticas de segurança da informação

A importância das práticas de segurança da informação

A importância das práticas de segurança da informação

A segurança deve ser a base de qualquer processo dentro de uma organização.


Para manter a integridade das informações de uma empresa é preciso ir além dos métodos convencionais. Por isso, hoje a segurança da informação é tão fundamental, pois possui um papel estratégico dentro das empresas de pequeno, médio e grande porte, tendo como objetivo preservar a integridade e a confiabilidade dos dados que circulam internamente dentro dessas corporações.

Esse tipo de estratégia deve ser realizado para proteger processos como armazenamento de dados, transmissão e recebimento de informações, autenticações e controle de acesso. Assim, é possível garantir a privacidade de informações confidenciais e sistemas de missão crítica.

Investimento em segurança

Uma pesquisa realizada pela Dimensional Research no ano de 2016, a pedido da Dell, aponta que 97% dos profissionais de TI de empresas de grande porte investem em soluções voltadas à transformação digital: que envolve cloud computing, mobilidade e IoT (internet das coisas). Mas somente 18% desse número têm envolvido a segurança desde o início desses projetos. O que é um resultado preocupante.

Nesse mesmo estudo foi constatado que 96% dos entrevistados relatam que as tecnologias voltadas à segurança digital apresentam desafios, tais como: falta de recursos, riscos relacionados às brechas de segurança, dificuldade para encontrar o equilíbrio entre segurança e a produtividade dos profissionais e, por fim, falta de controle.

Vale lembrar que adotar essas práticas é extremamente arriscado, pois de acordo com pesquisas realizadas por empresas de segurança, o Brasil é apontado como um dos principais alvos viabilizados por ataques de hackers, o que exige máxima atenção à segurança do seu negócio.

Os perigos por trás da falta de segurança.

Atualmente, as empresas são muito afetadas através dos ataques de negação de serviço (DDoS) com o roubo de informações. Esse tipo de ataque pode trazer resultados devastadores para qualquer organização, pois os prejuízos podem chegar a milhões de reais e até mesmo manchar a reputação da empresa no mercado.

É importante lembrar que o perigo nem sempre está em um ambiente externo, ele pode estar dentro da sua organização. Por isso, é fundamental aplicar regras de segurança para evitar que funcionários mal preparados ou até mesmo mal-intencionados sejam uma porta para abrir brechas de vulnerabilidades no seu negócio a invasões hackers.

Uma vez que as informações de uma empresa sofrem com algum tipo de invasão, grandes prejuízos podem ser causados. Por isso, adotar práticas de segurança é uma estratégia tão importante, por ser um excelente método de prevenção e quando bem aplicada, é capaz de livrar as organizações de futuros problemas.

Segurança da Informação - Online Data Cloud

Guia de práticas de segurança

Preservar a estabilidade e a continuidade das suas operações é fundamental para garantir a performance e o crescimento do seu negócio. É por esse motivo que muitas companhias estão buscando soluções de segurança da informação para aprimorar e tornar mais efetiva a proteção dos seus dados.

E para ajudar sua empresa a adotar as melhores práticas de segurança, nada melhor do que ter uma parceira expertise no setor para te auxiliar nessa jornada.

Uma companhia experiente, como a Online Data Cloud, pode orientar e indicar as melhores práticas e estratégias disponíveis no mercado para atender as atuais necessidades e demandas do seu negócio, de forma personalizada. Desta forma, a empresa pode usufruir de soluções e sistemas de proteção em diversos níveis para atender todas as camadas de dados e informações que a organização necessita.

Agora vamos à algumas práticas de segurança que sua empresa deve investir para manter o seu ambiente seguro.

Controle de acesso

O controle de acesso é fundamental para manter a confidencialidade das informações da empresa. Para isso é preciso que somente funcionários autorizados e credenciados tenham acesso a infraestrutura de TI da empresa e que esteja em uma sala monitorada através de câmeras e senhas ou biometria para acesso.

Quanto menos pessoas acessarem, melhor. Hoje é possível encontrar diversos mecanismos de segurança de TI que são capazes de impedir o acesso de pessoas não autorizadas, seja por engano ou por má intenção.

Alta disponibilidade

Garanta a disponibilidade contínua das informações para pessoas autorizadas. O gerenciamento remoto de TI, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja manter o seu ambiente disponível. Pois, através de uma empresa com profissionais especializados é possível manter a disponibilidade de TI de qualquer lugar e a qualquer momento.

Cópias de segurança

Ter uma rotina de backup é de longe, uma das principais práticas para preservar a segurança da informação.O backup contínuo possibilita a recuperação de dados constantemente para que na ocorrência de uma falha tecnológica, invasão ou sinistro a empresa consiga restaurar seus dados rapidamente.

Uma ótima opção são as soluções de cloud backup, que por estar em um ambiente externo administrado por especialistas, é muito mais seguro do que realizar o backup dentro de casa.

Planos de contingência e de redundância

Ninguém espera que alguma catástrofe aconteça na sua empresa, mas a verdade é que ninguém está livre desses problemas. Então, a melhor solução é prevenir! Possuir um plano de contingência ou de redundância de dados já se tornou uma necessidade para qualquer negócio.

Muito mais eficiente que rotinas de backup, os planos de contingência e redundância como o Disaster Recovery e Continuous Cloud, encontradas na solução de Cloud Privada da Online Data Cloud, são planos de recuperação que são acionados assim que a empresa sofre algum tipo de sinistro, falhas, erros ou desastres naturais.

Esses planos por si só tem a capacidade de recuperar as informações automaticamente no caso de alguma eventualidade, essencial para manter a segurança e a integridade dos dados e aplicações corporativas.

Estabeleça políticas de segurança da informação

Estabeleça um documento de políticas de segurança da informação com diretrizes comportamentais para os funcionários da organização seguir as regras de acesso e uso dos recursos de TI. Nele você pode instruir de forma clara e objetiva o acesso à internet e intranet, distribuição, políticas de senha, acesso e backup. Todas as regras são voltadas para impedir ataques de cibercrimonosos, vírus, vazamento e fraudes, para que por fim seja atestada a confidencialidade, integridade, confiabilidade e disponibilidade das informações.

Nas políticas de segurança da informação, é preciso aplicar orientações para os colaboradores. Por exemplo todas as senhas devem ser fortes, com bastante caracteres, número e letras maiúsculas e minúsculas a fim de dificultar a ação de invasores. Também é importante um mecanismo automatizado para que os usuários sejam obrigados a trocar as suas senhas periodicamente, além de cancelar as senhas de usuários inativos.

Vale ressaltar que a política não deve ser desenvolvida somente por uma pessoa, a equipe de TI deve participar desse processo assim como colaboradores dos demais setores da empresa e na sequência enviada para a diretoria para que seja aprovada. Com o acordo de todos, fica muito mais fácil seguir e manter as regras de segurança.

Esse foi um guia com algumas instruções para você aplicar práticas de segurança da informação no seu negócio da melhor forma e proteger-se contra ataques cibernéticos.

Ficou com alguma dúvida? Não hesite em falar conosco!

Cloud Premium - Online Data Cloud

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: