Rua Cantagalo, 74 - Tatuapé
(11) 2227-9797
contato@onlinegroup.com.br

Como proteger sua empresa contra ataques hackers

Como proteger sua empresa contra ataques hackers

Como proteger sua empresa contra ataques hackers

IA proteção dos dados corporativos é um assunto de extrema importância quando falamos em segurança da informação.

Cuidar dos dados que circulam internamente em uma organização é uma grande responsabilidade e requer atenção, principalmente quando elas ficam sobrecarregadas em funcionários que exercem outras funções voltadas ao TI da empresa e não focam somente na segurança, pois isso faz com que brechas de vulnerabilidade sejam abertas para a entrada de ataques cibernéticos ou invasão de hackers.

Investir em tecnologia hoje já deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Além do mais, adotar métodos e estratégias para garantir a segurança dos dados contra ataques hackers é muito importante para evitar que informações confidenciais, tanto da empresa como dos clientes, tais como contas bancárias, senhas de cartão de crédito ou outros dados, fiquem expostas ao acesso de pessoas má intencionadas.

Empresas que já sofreram invasões

Que é o exemplo de algumas empresas que sofreram ataques de Ransomware no dia 12 de maio de 2017, onde ocorreu uma série de ciberataques de larga expansão deixando os sistemas de comunicação de organizações públicas e privadas paralisados simultaneamente em todo o mundo. Dentre elas estão a companhia Telefônica, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho, etc.

Você pode ver esse conteúdo na íntegra clicando aqui.

Em outros casos, até mesmo o FBI e a NASA já foram vítimas de ataques hackers.

Agora se empresas grandes como essas já sofreram algum tipo de invasão, quais são as chances da sua empresa também não ser vítima de um ataque cibernético a qualquer hora?

É pensando nisso que no artigo de hoje nós vamos ajudar você com dicas e práticas de segurança que irão proteger sua empresa contra vulnerabilidades e invasões.

A princípio, é importante ressaltar que todos os colaboradores da organização devem estar dispostos a seguir as práticas de segurança e cientes da sua importância, assim sua empresa poderá ficar tranquila quanto a segurança do seu ambiente de tecnologia.

Como proteger minha empresa de uma invasão?

As invasões geralmente acontecem por meio do DDoS, onde o processo de ataque é realizado através da utilização de servidores das organizações ou computadores pessoais. Por isso, para evitar esse e qualquer outro tipo de exposição será necessário adotar algumas práticas de segurança. Veja quais são elas.

1. Tenha uma rotina de backup

Quando uma empresa é vítima de um ataque hacker, a maior preocupação é referente aos dados e arquivos perdidos, principalmente quando a companhia é infectada por um Ransomware, que tem como objetivo sequestrar informações críticas da empresa e solicitar um valor de regate para que estas sejam recuperadas. Lembrando que pagar o resgate não é indicado, pois nem sempre a vítima tem seus arquivos recuperados.

Por isso possuir uma rotina de backup é tão importante. Entretanto, para que o plano de recuperação seja ainda mais efetivo o ideal é utilizar as soluções de cloud backup. Isto é, quando os servidores ficam alocados em ambientes externos oferecidos por fornecedores especializados em cloud computing. Como resultado, se a rede da empresa for afetada por algum tipo de hacker as informações permanecerão seguras.

2. Adote planos de continuidade

Além da rotina de backup, uma outra alternativa é possuir um plano de redundância. Ou seja, quando as informações são replicadas em dois servidores distintos. Dessa forma, na pior das hipóteses, sua companhia terá uma segunda opção para dar continuidade nas atividades em casos de eventualidades ou invasões.

3. Seja cuidadoso com softwares, e-mails e links suspeitos

Uma forma de ataque muito utilizada pelos hackers é através de e-mails (phishing), sites, links e instalação de softwares falsos nas máquinas. Sempre desconfie! Não abra e-mails de origem suspeitas e mais importante, não instale softwares que não tenham nenhum tipo de verificação da companhia oficial.

4. Adquira um bom antivírus

Um bom antivírus corporativo é fundamental para proteger as informações das empresas contra vírus, malwares e até mesmo do Ransomware, evitando que softwares de origem suspeita sejam instalados na máquina antes do download ser concluído.

5. Faça atualizações constantes do sistema

Um ótimo meio para deixar sua empresa livre de brechas é fazendo atualizações constantes dos seus sistemas operacionais, mas sempre a versão disponibilizada diretamente pelo fabricante para evitar que sua empresa caia em uma armadilha. Isso porque as versões mais atuais de softwares costumam ser mais modernas e seguras, por isso é tão importante mantê-las em dia.

A importância da nuvem contra invasões de hackers

Esses são alguns fatores fundamentais para manter o ambiente da sua empresa seguro contra ataque hackers. Podemos perceber nos tópicos citados anteriormente que a cloud computing possui um papel essencial para manter os dados corporativos seguros contra as ameaças digitais, bem como invasões de hackers.

Para facilitar a vida das empresas que precisam manter a segurança das suas informações, mas não têm equipe ou recursos disponíveis para isso, alguns fornecedores de serviços em cloud oferecem soluções completas para facilitar a rotina das organizações.

Como é o caso da solução Cloud Premium da Online Data Cloud. Nesta solução, sua empresa pode hospedar suas informações em um ambiente seguro, alocado em um dos melhores Data Centers do Brasil (Equinix).

Assim sua organização poderá ficar tranquila quanto a proteção dos seus dados, pois na Cloud Premium nós oferecemos rotinas de backup automáticas, Disaster Recovery Plan onde você pode acioná-lo em caso de emergências e plano de redundância, onde duplicamos suas informações em infraestruturas distintas para garantir a continuidade das suas atividades mesmo com eventualidades.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como proteger sua empresa? Fale com um consultor. Será um prazer ajuda-lo na sua jornada para a nuvem!

Cloud Premium - Online Data Cloud

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: