Rua Cantagalo, 74 - Tatuapé
(11) 2227-9797
contato@onlinegroup.com.br

Foi multado por licenciamento, e agora? Descubra o que fazer com práticas de Compliance!

Foi multado por licenciamento, e agora? Descubra o que fazer com práticas de Compliance!

Foi multado por licenciamento, e agora?

Muitas empresas acabam cometendo negligências no gerenciamento de softwares. Sua empresa foi penalizada por causa de licenciamento? Saiba como a Compliance pode te ajudar!

Os casos de corrupções e atos ilícitos de organizações privadas que foram penalizadas pela justiça tem sido casos de grande repercussão nos últimos tempos. Hoje em dia, é praticamente impossível não encontrar alguma empresa que utilize algum tipo de software para tocar o seu negócio. E para reduzir custos com esses sistemas, é comum encontrar empresas que tentam burlar a lei utilizando softwares piratas, que por sua vez, correm grandes riscos de sofrer penalizações nas auditorias de software.

Para evitar essas penalizações, muitas companhias estão mudando o seu modo de pensar e buscando alternativas que ajude a prevenir esses problemas. Isto é, estão adotando práticas de Compliance a fim de impedir problemas legais no seu ambiente corporativo.
 

O que é Compliance?

Compliance é uma palavra de origem inglesa e traduzindo para o português significa conformidade. Trata-se de um conjunto de condutas para que as empresas possam cumprir as normas legais e regulamentares, além das políticas e diretrizes estabelecidas para o segmento ou atividades de determinada organização. As éticas de Compliance mostram como evitar, identificar e tratar problemas de não conformidade nos negócios.

De forma resumida, quando utilizamos o termo de “estar em Compliance” significa que a empresa está em conformidade com as normas e condutas estabelecidas pelo mercado do seu segmento.
 

A importância do Licenciamento

A Compliance está presente em todos os departamentos das empresas, o que não poderia ser diferente com a área de tecnologia da informação.

Um dos atos ilegais mais encontrado nas empresas é o uso de softwares sem o seu devido licenciamento. Isso pode acontecer em diversas situações, como: um funcionário que faz o download de uma determinada aplicação e pega um serial gratuito na internet para desbloqueá-lo.

Ou uma outra situação bem comum: quando a companhia contrata uma quantidade de licenças bem menor do que realmente é utilizada.

Você se identifica com algum desses exemplos?

Mas o que eles não sabem é que o que pode parecer um ato inofensivo a princípio, pode se tornar uma enorme dor de cabeça no futuro! A negligência no gerenciamento de softwares, mesmo não havendo intuito criminoso, pode ser um fator de grande risco para as corporações.

Consequências

Usar seriais é um ato de pirataria, visto que a empresa estará utilizando um determinado programa sem o licenciamento obrigatório. Caso ocorra alguma auditoria – que acontece de fato – a companhia poderá pagar multas com valores extremamente altos, podendo levar até a falência do negócio.

No Brasil, a lei 9.609/98 determina que a detenção de 6 meses a 2 anos e multa para as empresas que não fazem o licenciamento ou pagamento de todos os tributos, além da indenização pelo número de licenças descobertas, que podem chegar até 3.000 vezes o valor de cada licença irregular.

Sua empresa foi multada por licenciamento? Saiba o que fazer!
 

Minha empresa já foi multada, e agora?

Se sua empresa já foi multada por irregularidades no licenciamento de softwares, é hora de tomar algumas atitudes para que isso não ocorra novamente. O ideal é que todas as organizações, de todos os portes, passem a adotar os códigos de condutas baseados nas éticas de Compliance. Assim, as empresas conseguirão prevenir o seu negócio de que possíveis atos ilícitos sejam cometidos pela própria empresa ou pelo seu quadro de funcionários.
 

Como dar início ao processo de entrar em Compliance?

O início do processo para que sua organização esteja em Compliance pode ser mais simples do que você imagina, isso se você tiver o auxílio de uma empresa especializada no setor.

A Online Data Cloud por exemplo, oferece serviços de Compliance através do processo de consultorias. Nossos profissionais, expertises e certificados na área, fazem o levantamento de informações, análises do ambiente, todas as etapas necessárias para avaliar a infraestrutura da sua empresa e identificar quais são as necessidades para que o ambiente fique totalmente regularizado.

Foi o que nós fizemos pela Camil Alimentos S/A. Além de regularizar o parque de T.I de acordo com a sua demanda, a Online Data Cloud também ajudou a reduzir 30% dos custos de licenciamento da Camil.

Contudo, a solução de Compliance irá ajudar o seu negócio a:

• Entrar em conformidade com as exigências do mercado de T.I;
• Regularizar o licenciamento de softwares;
• Reduzir custos com licenciamento;
• Identificar quais são os sistemas utilizados pela organização.

Entrar em conformidade é a melhor alternativa no ambiente organizacional para combater as fraudes, irregularidades e atos ilícitos no seu negócio. Os pilares da solução de Compliance da Online Data Cloud são baseados na: prevenção, identificação de problemas e correção. Então, se sua empresa busca alcançar a integridade do seu ambiente de tecnologia da informação, a consultoria de Compliance é a escolha certa para você.

Compliance - Online Data Cloud

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: