Rua Cantagalo, 74 - Tatuapé
(11) 2227-9797
contato@onlinegroup.com.br

Cloud Compartilhada ou Servidor dedicado?

Cloud Compartilhada ou Servidor dedicado?

Cloud Compartilhada ou Sevidor Dedicado?

Conheça as principais diferenças entre a Cloud Compartilhada e o Servidor Dedicado e veja qual é a melhor opção para melhorar a qualidade dos seus serviços.

Você tem dúvidas de qual solução optar para melhorar a qualidade dos serviços da sua empresa?

 

Essa escolha atingirá diretamente no funcionamento do seu site, portanto é extremamente importante ter conhecimento de como operam esses serviços. Mas não se preocupe! No artigo de hoje destacaremos as diferenças entre um servidor dedicado e a cloud compartilhada e suas particularidades, que levam à decisão em questão das suas necessidades de recursos e investimentos.

Antes de tudo, vamos reforçar alguns conceitos básicos e entender um pouco melhor sobre qual a finalidade de um servidor.

O que é um Servidor?

 

De forma simplificada, o servidor é um software ou computador que fornece serviços à uma rede de computadores, feito especialmente para armazenar arquivos e dar permissão ao acesso destes. Ou seja, ele é responsável pela identificação e conversão dos dados, assim como na distribuição desses dados através da internet. E é através de um servidor que seu site se torna disponível e acessível para os usuários no ambiente virtual.

Pronto, agora que entendemos melhor sobre a definição de servidor, vamos ao segundo passo.

Identifique sua necessidade

 

É essencial que você identifique qual será a necessidade do seu site, de acordo com as características do seu negócio. Será um site com alto tráfego de acessos, que exigirá uma boa demanda de processamento e memória de servidores? Pode ocorrer indisponibilidades sem que afete diretamente nos seus serviços? Será um site com muito conteúdo? Como está seu orçamento?

Esses são alguns pontos fundamentais à serem pensados na hora de escolher o serviço, visto que cada perfil exige um tipo de hospedagem diferente.

Servidor dedicado

Servidor Dedicado

Trata-se de um computador para o processamento de dados em um Data Center. Nesta modalidade, o servidor é totalmente dedicado ao cliente. Oferece suporte exclusivo, customização e 24h de disponibilidade, e por isso, esse servidor requer um pouco mais de investimento.

É o formato ideal para empresas que têm um alto número de visitas e acessos simultâneos em seu site e exigem total estabilidade, pois não existe a necessidade de disputa pelo consumo de recursos com outras empresas.

Essa solução oferece menor risco de vulnerabilidades e indisponibilidades, proporcionando conforto ao usuário em segurança e continuidade. Pode ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas ou até mesmo desenvolvedores web.

Com o servidor dedicado, problemas internos podem se transformar em grandes soluções, permitindo maior flexibilidade, segurança e velocidade.

Vantagens:

• Não precisa preocupar com atualizações;
• As configurações dos servidores são de responsabilidades do fornecedor;
• Reduz significativamente a ociosidade e a obsolescência dos recursos de TI.
• Maior estabilidade.

Cloud Compartilhada

É a mais popular, porém mais limitada. Permite pouca ou nenhuma customização.
O cliente que opta pela Cloud compartilhada possui um painel onde pode hospedar sua aplicação em um ambiente compartilhado, ou seja, no mesmo servidor podem existir inúmeras pessoas e empresas dividindo recursos.

Pelo preço mais acessível, essa solução aparenta ser mais vantajosa, mas se compararmos o custoXbenefício o Servidor Dedicado é muito mais completo, visto as restrições da cloud compartilhada.

Nela, muitas funcionalidades são bloqueadas, já que o servidor não é só seu e dezenas de outros clientes podem ser prejudicados em caso de falhas. Porém, você está protegido contra seus próprios erros, contando com um suporte que vai atendê-lo em níveis básicos, excelente opção para quem não tem experiência.

É ideal para pequenas empresas ou websites simples que não exigem aplicações complexas ou que não possuem muitas requisições em banco de dados, não exigindo tanto do servidor.

 

Qual eu devo contratar?

Com todas essas características, visto as vantagens e desvantagens de cada uma, agora você tem o conhecimento necessário para escolher a melhor opção.

Para um site que está começando agora, com pouco conteúdo, aplicações mais simples e não tem grandes tráfegos, a melhor opção é a cloud compartilhada devido ao seu custo x benefício.

Já com o passar do tempo, quando o tráfego do seu site crescer, se o mesmo começar a apresentar lentidão e mensagens de erro, fique atento! Isso é um sinal de que seu site está necessitando de uma demanda maior de memória e processamento, e nesse caso entra o Servidor Dedicado como melhor alternativa, por entregar a página de maneira rápida e eficiente.

Verifique, com cautela, as características de cada uma e selecione a mais viável às necessidades do seu negócio.
Se você tiver mais alguma dúvida em relação à hospedagens na web, entre em contato com a nossa equipe.

Hospedagem na nuvem

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: